Abrir menu Escola Escola
Cursos
Abrir menu Projectos Projectos
Notícias
Galerias
Inscrições para ano
lectivo 2017/2018
Jornal "Os Gatos"

16-11-2015EASY – Entrepreneurial And Skilful Youth
Notícia

O CEFAE/Escola Profissional Fialho de Almeida, de Vidigueira, está a dinamizar pelo segundo ano consecutivo um Projeto europeu no âmbito do Programa ERASMUS + Parcerias Estratégicas de âmbito Escolar, um programa da União Europeia para o ensino, formação, juventude e desporto.

Desta parceria fazem parte 6 países europeus: Portugal, através da Escola Profissional Fialho de Almeida, de Vidigueira, Itália, escola coordenadora, República Checa, Bulgária, Turquia e Letónia. O projeto tem como tema "EASY – Entrepreneurial And Skilful Youth" (Juventude Empreendedora e Dotada de Aptidões) e pretende melhorar as competências profissionais, sociais, técnicas e linguísticas dos alunos, de forma a facilitar e promover a sua integração no mercado de trabalho Europeu.

O objetivo deste Projeto é dotar os alunos de competências e técnicas que lhes facilitem a entrada no mercado de trabalho europeu, estimulando o empreendedorismo e a criação do próprio emprego. Durante as mobilidades/visitas de estudo a realizar aos 5 países parceiros, pretende-se dar a oportunidade aos alunos participantes (25 em cada país) de ficarem a conhecer as culturas e tradições de diversos países e, simultaneamente, integrar os alunos em períodos curtos de aprendizagem/estágio em pequenas empresas, de modo a que possam ficar a conhecer diferentes realidades profissionais e apreenderem boas práticas no contexto laboral, dado que o tema central do projeto é o empreendedorismo. Com o intuito de reconhecer a importância da aprendizagem de línguas estrangeiras, os alunos terão também de realizar apresentações orais em Inglês sobre a temática do projeto, que darão a conhecer aos alunos e professores das escolas parceiras presentes nos diferentes encontros internacionais.

Entre os passados dias 27 de setembro e 3 de outubro de 2015, a EPFA esteve presente no 4º encontro/mobilidade em Ravenna, na Itália, sendo que os alunos ficaram alojados na casa dos alunos italianos que visitaram a Vidigueira no passado ano letivo em maio. Durante esta estadia, alunos e professores tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos na área da educação não formal, experiências que os alunos têm vivido e que contribui para a sua formação pessoal e profissional, conhecer empresas de relevo da região norte de Itália, nomeadamente: a Bucci indústrias; a IEMCA; a CURTI; a Natura Nuova, empresas de tecnologia de ponta e de produtos biológicos, melhorar as competências linguísticas dos envolvidos (a língua inglesa, em particular, como língua de comunicação) e melhorar as suas competências na área do empreendedorismo.

Projectos relacionados:

| Contactos | EPFA no Facebook | EPFA no Youtube | Clube d'Emprego EPFA |