Abrir menu Escola Escola
Cursos
Abrir menu Projectos Projectos
Notícias
Galerias
Jornal "Os Gatos"

25-11-2016Projeto WBL Erasmus+
Notícia

O CEFAE/EPFA está a dinamizar, desde o ano letivo anterior, um projeto Erasmus+, nº 2015-1-LV01-KA202-013386 – P2, cujo tema ”Work Based Learning-local and international” tem como objetivo a partilha de experiências ao nível do ensino dual entre os parceiros envolvidos, no sentido de melhorar as competências técnicas dos alunos envolvidos e facilitar a entrada no mercado de trabalho europeu, além de permitir aprendizagem/melhoria de línguas estrangeiras.

Ao longo do desenvolvimento deste projecto, a EPFA recebeu entre os dias 8 e 14 de novembro de 2015 a delegação constituída pelos 4 parceiros europeus: Áustria, Polónia, Letónia e um parceiro português, o ISQ, em que durante a semana o staff envolvido discutiu a parte administrativa, financeira, atividades e projetos a desenvolver e os alunos participantes no projecto desenvolveram a formação prática em empresas da região, como por exemplo a Câmara Municipal de Vidigueira, Pavilhão de Desportos de Vidigueira, Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito e a Adega Ribafreixo, bem como estiveram presentes em aulas leccionadas na EPFA.

Posteriormente, entre os dias 17 e 23 de abril de 2016, o grupo composto pela Diretora Pedagógica da Escola Profissional Fialho de Almeida, professora Elisabete Rosa, pela docente de Português e de Francês, professora Marta Marques, pelos alunos do 1º ano do Curso Profissional de Técnico de Audiovisuais, João Laranjinha e António Lucas, e pelos discentes do 1º ano Curso Profissional de Técnico de Gestão Desportiva, Afonso Pinto e Cláudio Parreira participaram na Mobilidade à Áustria, a St. Veit an der Glan, Klagenfurt (Sirnitz) e entre os dias 23 e 29 de outubro de 2016 os alunos Sara Metzger, Inês Nascimento, Pedro Caetano do 2º ano do Curso Profissional de Técnico de Audiovisuais e Miguel Pica, do 2º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão Desportiva, acompanhados pelos professores Elisabete Rosa, Nelson Roque e Estevão Pereira participaram na reunião de projecto na Polónia, em Piotrków Trybunalski.

De referir que os alunos participaram neste projecto com o intuito de realizar uma “Blended mobility”, que consiste em 2 dias dedicados à formação em escola e 3 dias nas empresas.

Assim, os alunos que estiveram envolvidos na mobilidade à Áustria estiveram em estágio em empresas relacionadas com o perfil de desempenho e de acordo com o curso frequentado. Na Áustria, os alunos do Curso Profissional de Técnico de Gestão Desportiva ficaram a estagiar no Ginásio Docs Fitness Factory , em Feldkirchen, e os alunos do Curso Profissional de Técnico de Audiovisuais na estação de televisão Bezirks, em Sank Veit Kärnten.

Os professores envolvidos participam na reunião transnacional, com o objectivo de avaliar a gestão, acompanhamento, implementação do projeto em cada um dos países parceiros, disseminação, implementação da avaliação, realizam tarefas relacionadas com os produtos intelectuais estabelecidos na parceria e realizam encontros com entidades responsáveis pela implementação do sistema dual, como por exemplo escolas profissionais, como a ZSP in Szydłow (http://www.zspszydlow.pl/strona=zywieniowe), em Wolbórz (http://www.zswolborz.pl/new/index.php), em Czarnocin (http://zsp.czarnocin.edu.pl/), a empresa “The apiary – practical training for adult students” (http://www.mchirz.pl/oferta/pszczoly/pasieka-zarodowa-w-kocierzowacha), a empresa alemã sedeada na Polónia que promove cursos de formação dual, a Hearing Polska (http://www.anton-haering.de/cms/en/) e entidades governamentais, como o centro de emprego, District Employment Office (http://puppiotrkow.pl/) ou a empresa Dual system of vocational education – Hearing Polska.

Os alunos que participaram no projecto Blended Mobility na Polónia realizaram estágio nas empresas: Tribunalsky Television e no Ginásio ___________, em Piotrków Trybunalski.

Na Polónia, durante a semana, as tarefas a desenvolver pelo grupo de alunos da EPFA, acompanhados pelos dodentes, consistiu em: fotografar, gravar vídeos referentes às aulas práticas realizadas na escola, participação em atividades de integração, participação em workshops, preparação de materiais para divulgação, preparação do Curriculum Vitae, Portfolio, carta de motivação, realização de entrevistas de emprego em equipas internacionais (em alemão, inglês e português), visitas culturais, bem como realizar estágio durante 3 dias nas empresas, em que acompanharam os técnicos no desenvolvimento de tarefas relacionadas com as suas competências técnicas e curso frequentado. No final de cada encontro, os alunos e professores envolvidos realizaram uma apresentação, com recurso a vídeos e apresentações em powerpoint e a avaliação final.

Os produtos intelectuais que estão a ser desenvolvidos pela parceria são o Capítulo 1: criação de um Guia “E-Guide - Work Based Learning -your opportunity”, um relatório que sumariza um conjunto de materiais para professores do ensino professional/Sistema dual e empresários: uma pesquisa sobre a realidade do sistema dual em cada país parceiro; entrevistas sobre a importância do sistema dual implementadas a dois grupos alvo: empresários e professores; e um Capítulo 2: um documento que reúne “Informações úteis para estudantes do ensino professional/ensino dual onde se reúne informação, nomeadamente “como se tornar um formando de sucesso no meu país e noutros”. Este Guia reunirá:

1) um guia para a elaboração do curriculum vitae;

2) guia para elaborar um portfolio profissional;

3) base de dados de todos os países envolvidos com contactos de empresas;

4) exercícios para desenvolver as competências sociais, interculturais e de equipa.

Projectos relacionados:

| Contactos | EPFA no Facebook | EPFA no Youtube | Clube d'Emprego EPFA |