Abrir menu Escola Escola
Cursos
Abrir menu Projectos Projectos
Notícias
Galerias
Inscrições para ano
lectivo 2018/2019
Jornal "Os Gatos"

05-03-2018Global Volunteers 2017/2018
Notícia

A Escola Profissional Fialho de Almeida recebeu novamente, entre os dias 23 de outubro e 3 de novembro de 2017, dois voluntários do Programa Global Volunteers, Ken Dubuque e Judy Crandall Sloane, oriundos dos Estados Unidos da América, que tiveram oportunidade de passar por todas as turmas da escola, interagindo com os alunos, professores e funcionários da EPFA. Durante duas semanas, os voluntários conheceram as várias turmas da escola e as particularidades dos vários cursos ministrados pela EPFA, através de conversas informais, assim como visualização de vídeos e fotos de atividades já realizadas e ainda através de uma visita guiada ao “Hospital Psiquiátrico”, em fase de preparação para a celebração do Halloween na EPFA.

Os dois norte-americanos partilharam connosco as suas experiências de vida, profissionais e pessoais, o que nos permitiu ficar a conhecer, uma vez mais, factos bastante interessantes sobre os EUA, aprender com a experiência madura e incrivelmente diversificada destes simpáticos voluntários.

Esta maravilhosa experiência cultural repetiu-se entre os dias 19 de fevereiro e 3 de março de 2018, com a participação de um novo voluntário do Programa Global Volunteers, que pela primeira vez não era originário dos EUA, mas sim da Austrália, mais precisamente da cidade de Melbourne. Curiosamente, o nome deste voluntário suscitou a curiosidade de toda a comunidade educativa: Francisco Soares. Após a sua apresentação, ficámos a saber que os seus pais eram de Timor Leste, que durante a guerra com a Indonésia se refugiaram em Portugal, e cá viveram durante quase 10 anos, daí que tivesse um nome português. O Francisco também sabia falar um pouco da nossa língua, o que facilitou a sua aproximação a todos.

Os nossos alunos ficaram muito impressionados com a diversidade da experiência profissional do Francisco, sendo que este já trabalhou na área das Artes Gráficas e Multimédia, enquanto DJ em discotecas e festas privadas, responsável por um programa de rádio em Melbourne e fotógrafo de casamentos, batizados e eventos públicos. O voluntário também já trabalhou na Disney nos Estados Unidos da América e no Dubai e, atualmente, encontra-se a escrever a biografia do pai e está a ter formação para se dedicar ao ensino de jovens e tornar-se orador.

O Francisco teve oportunidade de participar em diversas atividades com os nossos alunos, ficou a conhecer os diversos cursos ministrados na EPFA e dinamizou pequenas sessões com todas as turmas. Deu, também, a conhecer a Austrália, focando-se no estado de Victoria, estado a que pertence Melbourne, cidade onde nasceu, vive e desenvolve diversos projetos profissionais.

Através da partilha de experiências de vida destes 3 participantes no Programa Global Volunteers, os nossos alunos puderam alargar os seus conhecimentos relativamente à cultura, história, geografia e tradições norte-americanas e australianas.

A EPFA tem apostado todos os anos neste projeto por considerar que o Programa Global Volunteers, cujo objetivo é integrar os seus voluntários em diferentes meios escolares, ajuda significativamente a desenvolver as competências linguísticas dos alunos, em Inglês, e a promover aptidões várias nos jovens que lhes permitam, a longo prazo, realizarem-se na sua plenitude enquanto seres humanos, desenvolvendo todo o seu potencial.

| Contactos | EPFA no Facebook | EPFA no Youtube | Clube d'Emprego EPFA |