Abrir menu Escola Escola
Cursos
Abrir menu Projectos Projectos
Notícias
Galerias
Inscrições para ano
lectivo 2017/2018
Jornal "Os Gatos"

Leonardo da Vinci Parcerias Multilaterais - "Cooperação para o desenvolvimento e sustentabilidade do Ensino Profissional"
Projecto Internacional

Este Projecto cujo objectivo é a "Cooperação para o desenvolvimento e sustentabilidade do Ensino Profissional", conta como parceiros 6 Escolas Profissionais de vários países europeus, nomeadamente de Portugal, Alemanha, Letónia, Bulgária, Áustria e Polónia.

Em Portugal, a Escola Profissional Fialho de Almeida, de Vidigueira, cuja entidade proprietária é o Centro de Estudos e Formação Aquiles Estaço, Lda., apresentou a candidatura em Fevereiro de 2009 e viu o seu projecto ser aprovado. Iniciou-se em Setembro de 2009 e terá a duração de 2 anos.

A Coordenadora do Projecto é a professora Elisabete Santos Rosa e os professores responsáveis pela dinamização deste projecto são: Sérgio Costa; David Silva e Paulo Vicente, que preparam e realizam actividades na área das Expressões, com os alunos do 2º ano do Curso Profissional de Técnico de Animador Sócio-Cultural. A todos estes docentes cabe ainda orientar os trabalhos a empreender nas visitas de estudo/mobilidades.

O Projecto Leonardo da Vinci_ Parcerias Multilaterais é uma acção descentralizada, ou seja, é gerida pela Agência Macional PROALV (Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida) e tem como objectivos:

- atender às necessidades de ensino e aprendizagem de todos os intervenientes no ensino e formação profissionais, bem como às necessidades dos estabelecimentos e organizações que o fornecem ou promovem.

- apoiar os participantes em acções de formação e aperfeiçoamento na aquisição e utilização de conhecimentos, competências e qualificações de forma a facilitar o seu desenvolvimento pessoal, a empregabilidade e a participação no mercado de trabalho europeu;

- apoiar a melhoria da qualidade e da inovação dos sistemas, instituições e práticas de educação e formação profissional;

- aumentar o atractivo da educação e da formação profissional, bem como facilitar a mobilidade dos formandos, empregadores e das pessoas que trabalham, em geral.

No que respeita ao tema: “Cooperation for development and sustainability in VET”, os parceiros têm como objectivo partilhar experiências ao nível do ensino profissional e mostrar a prática pedagógica de cada parceiro. Assim, pretende melhorar a qualidade e a sustentabilidade do ensino profissional numa dimensão europeia, promover a mobilidade e a cooperação internacional e trocar informação e experiências entre as escolas e os parceiros sociais.

Quanto às actividades os parceiros propuseram criar um “Project Corner” em todas as escolas parceiras, a fim de dar a conhecer à comunidade todos os objectivos, acontecimentos, actividades desenvolvidos em cada escola no âmbito deste projecto; realizar um concurso de cozinha e o Festival do Pão; dinamizar workshops criativos na área das madeiras, com o intuito de os alunos construírem mobílias para um centro social de apoio; criar uma página de internet para divulgar o projecto (http://www.vetcode.eu/); realizar reuniões de projecto em todas as escolas parceiras; implementar questionários e entrevistas sobre o Ensino Profissional; comemorar do Dia do Empreendedor; criar portfolios sobre as acções desenvolvidas; dinamizar workshops sobre expressão dramática e multimédia; promover conferências sobre métodos e práticas nas EP; e conceber um livro final sobre o Projecto.

Responsável: Elisabete Rosa

Actividades, Eventos e Notícias relacionados:

Galerias:

Ligações:

| Contactos | EPFA no Facebook | EPFA no Youtube | Clube d'Emprego EPFA |