Abrir menu Escola Escola
Cursos
Abrir menu Projectos Projectos
Notícias
Galerias
Inscrições para ano
lectivo 2017/2018
Jornal "Os Gatos"

Clube Europeu
Projecto De Escola

Ao dinamizar o Clube Europeu a Escola Profissional Fialho de Almeida, de Vidigueira, pretende promover o acesso à informação e cultura europeias, de modo a que haja uma participação social e profissional de alunos mais esclarecidos e activos.

Pretende ainda criar um espírito europeu entre a comunidade educativa e transmiti-lo aos outros membros da comunidade em que estão inseridos, promovendo a investigação e a dinamização de actividades tendentes a uma melhor informação sobre a Europa (aspectos geográficos, históricos, culturais, económicos); as instituições da União Europeia e os órgãos do Conselho da Europa, os Estados-membros, nomeadamente no que respeita ao património cultural e natural da Europa, bem como abordar problemas com que se defronta a Europa e o papel da Europa no mundo.

Os objectivos que o Clube pretende alcançar são:

- Sensibilizar os alunos para o conhecimento da União Europeia enquanto instituição de integração económica, social, política e cultural;

- Identificar a cidadania europeia;

- Aproximar os alunos, enquanto cidadãos da U.E., das suas instituições comunitárias;

-Compreender o processo de integração contínua a que estamos sujeitos;

- Conhecer as instituições comunitárias, as suas funções e objectivos;

- Conhecer os instrumentos financeiros comunitários;

- Fomentar a consciência europeia nos jovens;

- Aproximar alunos de diversos sistemas de ensino, a nível europeu;

- Partilhar experiências, ideias e alargar o debate;

- Estimular o envolvimento de alunos e professores na U.E.;

- Conhecer o Tratado de Lisboa e as suas implicações na nossa vida diária;

- Conhecer outros países, outras culturas, entre outros.

A Escola desenvolve projectos internacionais (Comenius, Leonardo da Vinci, E-twinning) no sentido de proporcionar novas experiências ao nossos alunos, que propiciem a aceitação e o conhecimento de realidades sociais e culturais diferentes das suas, contribuir para a compreensão do pluralismo europeu, para a compreensão e tolerância recíprocas, bem como incutir nos alunos o sentido de responsabilidade, enquanto jovens cidadãos europeus, no respeito pela paz, direitos humanos e defesa do património natural e cultural e a aceitação das diferenças, através da experiência de intercâmbios e mobilidades.

Actividades:

- Disponibilização da informação sobre o Clube Europeu, o boletim do Clube e temas europeus em placards na escola.

- Durante o ano, nas mais diversas disciplinas, os alunos são sensibilizados para diversos temas que dizem respeito à União Europeia, sobre a Europa, nos seus aspectos geográficos, históricos, culturais, económicos; a sua criação; constituição; instituições (estrutura, funcionamento, objectivos); recursos financeiros; descrição dos Estados-Membros da União Europeia, como os aspectos da vida política, social, cultural; entre outros.

- Realização e exposição de trabalhos na disciplina de Área de Integração sobre os países membros da União Europeia, abordando temas como: história, bandeira, arquitectura, caracterização política, económica e aspectos culturais, a fim de os tornar públicos a toda a comunidade educativa.

- Organização de colóquios subordinados aos temas “A União Europeia”, “ Encontros sobre Mobilidade – Boas práticas em estágios internacionais”, “União Europeia: participação, oportunidades e desafios”, “Nós e os Outros”, “Identidades”, Comemoração do Dia das Línguas e da Interculturalidade”.

- Participação nas Comemorações do Dia da Primavera da Europa (Spring Day for Europe), a 9 de Maio.

- Desenvolvimento de Projectos Internacionais no âmbito do PROALV.

- Projecto Comenius, Parcerias Bilateral com uma Escola de Itália.

- Projecto Comenius, Parcerias Multilateral com Escolas da(o): Bulgária, Letónia, Lituânia, Grécia, Espanha, Croácia, Eslováquia e País de Gales.

- Projecto Leonardo da Vinci-Parcerias Multilaterais. Tema: "Cooperação para o desenvolvimento e sustentabilidade do Ensino Profissional". Com este projecto pretende-se possibilitar a cooperação em EFP, promover actividades de mobilidade e a transferência de inovação dos vários parceiros europeus. Assim sendo, pretende-se partilhar experiências ao nível do ensino profissional e mostrar a prática pedagógica de cada parceiro europeu. Países e Escolas Parceiras: Letónia - Malpils Vocational secondary school; Alemanha - Claude Dornier Schule; Áustria - College of Business Administration and Business School; Portugal - The Centro de Estudos e Formação Aquiles Estaço, Lda, from Portugal, Escola Profissional Fialho de Almeida; Bulgária- Old capital high school of economics; Polónia - Secondary School Complex, Technical High School in Koniecpol ( http://www.vetcode.eu).

- Programa Grundtvig, “ Parcerias de Aprendizagem”. Países parceiros: Alemanha, Polónia, Letónia, Portugal, Itália.

- Promoção de estágios internacionais, ao abrigo do Programa Leonardo da Vinci.

Actividades, Eventos e Notícias relacionados:

Galerias:

| Contactos | EPFA no Facebook | EPFA no Youtube | Clube d'Emprego EPFA |