Abrir menu Escola Escola
Cursos
Abrir menu Projectos Projectos
Notícias
Galerias
Inscrições para ano
lectivo 2017/2018
Jornal "Os Gatos"

Grundtvig Parcerias: 'Promover hábitos de saúde na idade adulta'
Projecto Internacional

A Escola Profissional Fialho de Almeida, de Vidigueira, está a dinamizar um Projeto europeu no âmbito do Programa GRUNDTVIG_Parcerias, com a duração de 2 anos, que envolve a mobilidade de formandos e formadores. As instituições parceiras têm como objectivo integrar uma cooperação europeia na área da educação de adultos, de modo não formal, num contexto de formação ao longo da vida.

Desta parceria europeia fazem parte 5 instituições de 5 países europeus: a EPFA, Portugal; a HERMES COMUNITAS 2007, da Roménia; o Susehri Directorate of National Education, da Turquia; o ISTITUTO PROFESSIONALE DI STATO G. DE GEMMIS, da Itália; e o Ländliche Erwachsnenbildung Niedersachsen e. V., da Alemanha.

O Projeto assume extrema importância e reconhecimento do ponto de vista da educação de adultos, uma vez que 2012 é o "Ano Europeu da Solidariedade Intergeracional e Envelhecimento Ativo".

Com este Projeto, as entidades parceiras pretendem fomentar e partilhar boas práticas junto da população adulta, na área da educação para a saúde, bem como criar um conjunto de atividades para ocupação de tempos livres.

Assim, pretendemos promover a melhoria da condição física de pessoas adultas, com idade a partir dos 45 anos, com baixa escolaridade, reformados ou desempregados. Será também nosso objetivo aumentar a consciência da população sobre formas de prevenção de doenças, incentivando a prática de hábitos saudáveis e modos de atuação a fim de melhorar as suas competências sociais e cívicas e conhecimentos na área da saúde, preparando assim os participantes para enfrentarem os desafios do envelhecimento de forma consciente, ativa e responsável.

Para o efeito, será criado um conjunto de atividades, a desenvolver ao longo dos 2 anos do Projeto, tais como aulas de ginástica e sessões de fisioterapia, como formas de evitar a doença física e mental. Serão também facultadas aulas de Inglês e TIC, assim como reuniões e sessões de esclarecimento com técnicos especializados em diferentes áreas temáticas. As atividades desenvolvidas pretendem promover a troca de experiências entre os participantes, as relações interpessoais, evitando, desta forma, o isolamento social. É nossa intenção estimular também o uso das redes sociais, de forma a facilitar o processo de aprendizagem dos formandos e integrá-los na vida social/cultural.

É igualmente nosso objetivo envolver, gradualmente, os adultos em atividades sociais, principalmente aqueles com mais de 45, de modo a que possam prevenir doenças mentais e físicas na sua vida e aprender a lidar com problemas de saúde já detetados. Os participantes poderão ainda aprender um novo idioma (Inglês) e aprender ou melhorar as suas competências na área das novas tecnologias, o que permitirá induzir e motivá-los para a aprendizagem informal e autónoma ao longo da vida. Assim, temos a intenção de usar novos métodos organizacionais e abordagens pedagógicas para os idosos como um grupo específico de alunos.

Com esta parceria europeia pretende-se, ainda, que os participantes no Projeto se conheçam enquanto parceiros, adquiram conhecimentos sobre outras culturas, tradições e modos de atuação/trabalho. Desejamos também promover uma integração ativa e o respeito por outras culturas, bem como estimular a comunicação entre pessoas de diferentes países, alargando os horizontes e expetativas de todo o pessoal envolvido, staff e formandos.

Actividades, Eventos e Notícias relacionados:

Galerias:

Ligações:

| Contactos | EPFA no Facebook | EPFA no Youtube | Clube d'Emprego EPFA |