Abrir menu Escola Escola
Cursos
Abrir menu Projectos Projectos
Notícias
Galerias
Inscrições para ano
lectivo 2017/2018
Jornal "Os Gatos"

“Há Saúde na EPFA”
Projecto De Escola

No ano letivo 2012-2013, o Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) está a implementar um projeto no âmbito da saúde escolar, cuja ênfase recai sobre duas áreas em particular, a saber: a Sexualidade e as Perturbações do Comportamento Alimentar. O Projeto designa-se “Há Saúde na EPFA” e será desenvolvido no decorrer do ano escolar.

A escolha destas temáticas não é desgarrada de significado, muito pelo contrário. Considerou-se premente abraçar estas duas áreas, uma vez que é na adolescência que tendem a surgir os primeiros comportamentos de risco, tanto no que concerne à sexualidade como às condutas alimentares. Neste sentido, julgamos ser crucial atuarmos numa linha, essencialmente, preventiva e que reduza as dificuldades e fragilidades dos jovens alunos neste âmbito.

No que respeita aos objetivos que norteiam o presente projeto, destacam-se os seguintes:

• Prevenir comportamentos potencialmente lesivos à saúde dos jovens, nomeadamente na área da sexualidade e conduta alimentar.

• Reconhecer a sexualidade como forma de crescimento e desenvolvimento.

• Criar um espaço livre, de diálogo sobre a gravidez precoce, as DST’s, os métodos de contraceção, entre outros.

• Enriquecer os jovens com competências que lhes permitam realizar escolhas seguras e informadas no âmbito da sexualidade.

• Sensibilizar os alunos para os perigos que os comportamentos alimentares de risco acarretam;

• Prevenir possíveis perturbações do foro do comportamento alimentar, nomeadamente a anorexia e bulimia nervosas.

Numa primeira fase, serão auscultadas as principais dúvidas/curiosidades dos alunos no campo da sexualidade, a fim de colmatar as mesmas. Para tal, foi construída uma “Caixa de dúvidas”, onde todos os alunos da Escola estão a depositar as suas principais incertezas e questões. Posteriormente, essas dúvidas serão agrupadas por temas ou categorias, para que as respostas às mesmas se tornem mais acessíveis. De seguida, será então organizada e desenvolvida uma sessão de sensibilização e informação, com o intuito de dotar os jovens de condutas mais saudáveis e responsáveis no que toca à sua sexualidade.

• Operacionalização da Sessão de Informação e Sensibilização sobre as Perturbações do Comportamento Alimentar

No que concerne à sensibilização no âmbito das perturbações alimentares, serão construídos cartazes e folhetos alusivos às características, sintomas e possíveis ajudas referentes aos problemas alimentares mais comuns na adolescência. Paralelamente, considera-se relevante a realização de uma breve sessão sobre esta temática, com a presença de um técnico especializado na área (por exemplo, nutricionista).

Neste sentido, e de forma a realizar uma intervenção especializada e ajustada, considera-se bastante valiosa a colaboração de técnicos de saúde, nomeadamente o trabalho em parceria com um/a enfermeiro/a e um/a nutricionista. Acreditamos que, juntos, conseguimos alcançar um trabalho mais completo e enriquecedor.

Assim, vimos por este meio solicitar a colaboração da nutricionista e enfermeira, no âmbito da Saúde Escolar, do Centro de Saúde de Vidigueira, a fim de estarem presentes nas sessões de informação e sensibilização sobre as temáticas acima apresentadas, a realizar na Escola, numa data a agendar posteriormente, em função da disponibilidade do GAAF e do Centro de Saúde.

Agradeço desde já a disponibilidade apresentada e despeço-me com estima.

Ligações:

| Contactos | EPFA no Facebook | EPFA no Youtube | Clube d'Emprego EPFA |