Abrir menu Escola Escola
Cursos
Abrir menu Projectos Projectos
Notícias
Galerias
Inscrições para ano
lectivo 2017/2018
Jornal "Os Gatos"

Comenius Bilateral - Differences are Resources
Projecto Internacional

À semelhança dos projectos levados a cabo pela EPFA em parceria com o Instituto Técnico Estatal de Pozzuoli, junto a Nápoles, em Itália, e uma escola secundária de Detva, na Eslováquia, a nossa escola encontra-se, neste e no próximo ano lectivo, a realizar um novo projecto Comenius – Parceria Bilateral, desta feita com o Instituto Profissional Estatal de Hotelaria e Restauração de Adria, no norte de Itália.

O título deste projecto é: Differences are Resources (As Diferenças são Recursos). Assim, pretende-se utilizar todas as diferenças culturais e linguísticas existentes em ambas as escolas como fontes de enriquecimento cultural, pessoal e emocional, uma vez que nelas estudam alunos de diferentes nacionalidades, com hábitos, tradições e estruturas familiares diversas. No início de cada ano lectivo, ambas as escolas acolhem não só alunos oriundos de diferentes localidades nas proximidades da escola, mas também alunos vindos de outros países, sendo que as primeiras semanas de aulas são períodos de adaptação e integração nem sempre fáceis, não só para os que chegam de novo, para uma realidade diferente da que estavam certamente habituados, mas também para os que os acolhem, e que muitas vezes olham com desconfiança para aquilo que desconhecem, seja a língua, as características físicas ou os hábitos dos novos alunos. É pois intenção deste projecto encontrar meios que ajudem e estimulem todo este processo de adaptação inicial, quebrando barreiras culturais e promovendo a aceitação e integração daquilo que é aparentemente estranho ou diferente.

As actividades a serem desenvolvidas durante os dois anos do projecto incluem um intercâmbio em cada uma das escolas, que incluirá no mínimo 10 alunos acompanhados por 2 professores e terá a duração de 10 dias, serão ainda realizados workshops e pequenas dramatizações de sensibilização para o tema da integração, racismo e xenofobia, concurso de talentos, exposições de fotografia, visitas de estudo, debates, troca de e-mails entre os alunos, aplicação e análise de questionários, elaboração de uma revista que ilustre os diversos momentos da parceria, assim como a criação de uma página Web centrada no projecto. Todas as actividades propostas visam abordar e analisar o tema da integração, quer no que diz respeito aos problemas de comunicação enfrentados por alguns alunos, quer relativamente ao choque cultural vivenciado, ou ainda pela interacção com diferentes hábitos alimentares, crenças, tradições ou religiões. O facto de os alunos ficarem alojados nas famílias dos colegas aquando dos intercâmbios constitui a oportunidade ideal para pôr à prova possíveis preconceitos, destruir barreiras culturais e ideias preconcebidas e promover a aceitação, porque no fim dos dois anos do projecto, com a orientação correcta que ambas as escolas pretendem dar aos alunos, a amizade, a tolerância e o respeito poderá certamente nascer entre os jovens que puderem abraçar esta excelente oportunidade de participar neste projecto, independentemente da sua raça, nível económico, nacionalidade ou crenças.

Em suma, pretende-se com esta parceria discutir e analisar o impacto das interacções culturais e linguísticas não só no meio escolar, mas também na comunidade envolvente, e principalmente no desenvolvimento pessoal e intelectual dos nossos alunos. É nosso sincero desejo, com este trabalho conjunto, criar pontes sociais e culturais que nos permitam chegar ao outro, conhecê-lo na sua essência, aceitar as diferenças e encará-las como fontes de riqueza na construção do eu.

Responsável: Vanda Galrito

Projectos relacionados:

Actividades, Eventos e Notícias relacionados:

Galerias:

Ligações:

| Contactos | EPFA no Facebook | EPFA no Youtube | Clube d'Emprego EPFA |