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lectivo 2017/2018
Jornal "Os Gatos"

GRUNDTVIG Parcerias: Ajuda às pequenas comunidades
Projecto Internacional

Tema "Ajuda às pequenas comunidades: Integração de mulheres em desvantagem através da educação de adultos" (Helpful small communities: Integrate disadvantaged women by applicable adult education)

O Programa GRUNDTVIG visa melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia da educação de adultos, através da promoção de diversos tipos de actividades de cooperação a nível europeu. Dirige-se às necessidades de ensino e de aprendizagem dos intervenientes em todas as formas de educação de adultos, quer esta seja formal, não formal ou informal, bem como às dos estabelecimentos e organizações que oferecem ou promovem essa educação.

Tem como objectivos:

- Contribuir para oferecer percursos que visem a melhoria dos conhecimentos e competências dos adultos;

- Facilitar o desenvolvimento e a transferência de práticas inovadoras no âmbito da educação de adultos;

- Apoiar o desenvolvimento de conteúdos, serviços, pedagogias e práticas inovadores, baseados nas TIC, no domínio da aprendizagem ao longo da vida;

- Melhorar os métodos pedagógicos e a gestão das organizações de educação de adultos.

Objectivos

A região do Baixo Alentejo é uma das mais pobres da União Europeia, tem uma falta de empresas e um grande número de desempregados.

Este projecto tem como público alvo as mulheres, em idade adulta, em desvantagem, ou seja, que possuam baixas qualificações académicas, baixas expectativas de vida, cuja ocupação é a de doméstica, e com baixos recursos financeiros, entre outros.

O CEFAE, Lda./EPFA pretende incentivar a participação activa da população sénior, em particular promover um melhor conhecimento à população feminina da região, melhorar as suas aptidões, numa perspectiva de educação não formal, através da partilha de experiências de vida, modos de actuação, para melhorar as suas aptidões, motivação, auto-estima, qualificações, enquanto pessoas que podem preencher as necessidades dos dias de hoje, integrando-as no mercado de trabalho e na sociedade em geral.

Além disso, as instituições parceiras têm como objectivo integrar uma cooperação europeia na área da educação de adultos, de modo não formal, em pequenas comunidades, nas autarquias locais, em programas de terapia de inclusão. Pretende-se a troca de experiência na educação de adultos, a nível europeu, testar as boas práticas, desenvolver uma boa educação e assistência para mulheres vulneráveis.

O CEFAE/EPFA pretende implementar "A Escola enquanto instituição de assistência numa vertente prática", em que as actividades são implementadas a fim de melhorar a condição de vida sócio-económica e cultural de mulheres em desvantagem, através de programas de inclusão, workshops de partilha de experiências/integração, dinamização de um projecto de expressão dramática, aprendizagem de línguas estrangeiras, acção de sensibilização/colóquio com especialistas na área, parcerias com as instituições locais e regionais.

Os resultados desta nova experiência e projecto irão ajudar as pessoas a encontrar um espaço nas estruturas socioeconómicas locais, a criar condições para enfrentar a sua vida diária e familiar de forma mais autónoma e motivada, a estar envolvidas na vida social, na educação, nas actividades sociais e laborais. O aspecto "saúde e auto-motivação" é essencial no desenvolvimento deste projecto, pois é importante que as mulheres em desvantagem partilhem experiências passadas e planeiem o seu futuro, com técnicos especializados, o que requer contactos muito pessoais e de confiança entre os técnicos/educadores e os aprendentes/participantes neste projecto, bem como com toda a comunidade onde este projecto se desenvolve.

Este projecto dá ainda a oportunidade de melhorar o conhecimento socioeconómico da população e da região, partilhando novas ideias na área educação de adultos, de modo não formal, num contexto de inclusão de mulheres em desvantagem, e mostrar como estas actividades são bem organizadas em pequenas e seguras comunidades de aprendentes, em áreas rurais, mas numa perspectiva de que estes problemas existem e podem ser solucionados numa escala europeia.

Pretende-se criar actividades para encorajar o público-alvo a usar ideias e ferramentas a partir da sua experiência pessoal e familiar, para se tornarem membros válidos na comunidade.

É importante encontrar novas formas para ajudar as pessoas a encontrar uma forma de integração social na comunidade e estabilizar a sua vida familiar e laboral.

As parcerias locais são extremamente importantes para desenvolver o projecto, pelo que contamos com a Câmara Municipal de Vidigueira, Junta de Freguesia de Vila de Frades, de Pedrógão, Associação Terras Dentro, entre outras instituições locais.

Responsável: Elisabete Rosa

Entidades Parceiras:

CEFAE/EPFA - Vidigueira - Portugal -

http://www.epfavidigueira.pt

Conned eG Bildungswerb - Alemanha - Bad Zwischenahn -

www.coneed.eu

Malpils Folk School -Malpils- Letónia

The health and sobriety Foundation - Bełchatów - Polónia

www.tuiw.pl

CESFOR - Centro Studi Formazione Orientamento - Roma - Itália

www.cesfor.net

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